HISTÓRICO

 
As cooperativas se baseiam em valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. O cooperativismo nasceu no final do século 19, na Inglaterra dos tempos da Revolução Industrial, quando 28 tecelões se uniram para fundar uma sociedade com uma visão diferente de mercado. Ela buscava ser uma alternativa econômica ao capitalismo acelerado da época, que causava aumento exagerado nos preços, desemprego e jornadas de trabalho cansativas para mulheres e crianças.
Com o passar dos anos, mais pessoas foram aderindo e a noção de cooperativismo foi se adaptando aos novos tempos. A essência, no entanto, continua a mesma. De acordo com a definição proposta pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), cooperativa é uma associação de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida. É uma cultura baseada na solidariedade, confiança e na ação coletiva.
 
 
3791

CONCLUSÃO

 
Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia.
É o sistema fundamentado na reunião de pessoas e não no capital. Visa às necessidades do grupo e não do lucro. Busca prosperidade conjunta e não individual. Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes.
Associado a valores universais, o cooperativismo se desenvolve independentemente de território, língua, credo ou nacionalidade.
 
SEJA UM COOPERADOCLIQUE AQUI
 

AS COOPERATIVAS DE CONSUMO

 
2848
 
Você sabia que a primeira cooperativa do mundo era uma cooperativa de consumo? A Sociedade dos Probos de Rochdale fundada em 1844 na Inglaterra foi a responsável pelo nascimento do movimento cooperativista em todo mundo. Como no cooperativismo internacional, também no Brasil as primeiras cooperativas foram as de consumo iniciando pelo estado de Minas Gerais e depois se expandindo inicialmente pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
 

O QUE É COOPERATIVA DE CONSUMO?

 
As cooperativas deste ramo são dedicadas à compra em comum de artigos de consumo para seus cooperados tornando o preço mais baixo e mantendo a qualidade dos produtos. No cooperativismo de consumo, a ideia principal é defender economicamente seus associados, que compram quotas de participação quando se inscrevem. E o que mais diferencia as cooperativas de consumo de um supermercado é a importância que tem o associado, que não é um mero comprador, mas é dono do negócio.

SEJA UM COOPERADO

 

Se você se identifica com os princípios cooperativistas, concorda com os nossos objetivos e com a Nossa Missão, faça um contato que retornaremos o mais rápido possível. É sempre um prazer difundir e fortalecer o nosso trabalho.

 
2848
 
error: Conteúdo protegido!